Assessoria
Manter os estoques abastecidos depende da solidariedade de todos.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió enfrenta uma queda significativa nas doações neste mês de julho, reflexo do período de festas juninas, e reforça o apelo à população para colaborar com a reposição dos estoques. Atualmente, os hemocomponentes dos tipos B-, AB- e AB+ estão zerados, e todos os grupos sanguíneos negativos seguem com alta demanda e baixa oferta.
Apesar de os tipos AB- e AB+ apresentarem menor procura, a escassez é preocupante, pois situações emergenciais exigem disponibilidade imediata. Já os grupos negativos em geral – com destaque para o O negativo, considerado doador universal – são especialmente críticos. Esse tipo sanguíneo, apesar de raro na população, é fundamental em atendimentos de urgência e só pode ser recebido por pessoas com o mesmo fator.
A maior parte da população possui sangue do tipo O positivo, o que se reflete também nos estoques. No dia 8 de julho, o banco dispunha de 86 bolsas de O+, enquanto os tipos negativos somavam apenas 18 unidades.
“Essa diferença revela uma disparidade preocupante. Precisamos de todos os tipos, mas especialmente dos negativos, que têm menor representatividade e maior dificuldade de reposição”, alerta Vanessa Fireman, assistente social do Banco de Sangue.
No Banco de Sangue da instituição, as doações podem ser feitas na segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 16h e às terças e quintas, das 7h às 15h. O estacionamento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2123-6240.
Critérios básicos para doação:
Estar alimentado e em boas condições de saúde; Ter idade entre 18 e 60 anos; Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);Pesar a partir de 55 kg; Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior; Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.