Santa Luzia do Norte

Vereador é acusado de ligação com quadrilha que clonava cartões

Quadrilha aplicava golpes em postos de combustíveis
Por da Redação 18/11/2017 - 11:05

ACESSIBILIDADE

Vereador Roberval Francisco de Sales, preso há pouco mais de dois meses
Vereador Roberval Francisco de Sales, preso há pouco mais de dois meses

Os integrantes da quadrilha presos por clonar cartões de crédito estão ligados diretamente ao vereador de Santa Luzia do Norte, Roberval Francisco de Sales, segundo informações da Delegacia Geral reveladas nesta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida à imprensa.

O vereador Roberval Francisco de Sales também preso há pouco mais de dois meses, sob a mesa acusação. Os quatro integrantes da quadrilha foram detidos na noite da última quinta-feira. José Carlos Medeiros, 34 anos, detido em flagrante, é apontado pela Polícia Civil de Alagoas como um dos líderes da quadrilha.

As investigações apontaram três postos de combustíveis onde cartões de clientes eram clonados. Os postos estão localizados na Jangadeiros Alagoanos, no bairro da Pajuçara, e em Cruz das Almas, em Maceió. Outro posto está localizado no Francês, em Marechal Deodoro. 

A investigação descartou a participação dos donos dos estabelecimentos. A polícia atribui a fraude a frentistas cooptados pela quadrilha.

José Carlos Medeiros foi preso em flagrante em uma loja no bairro de Jatiúca, quando tentava fazer compras com um cartão clonado. Com o acusado, a polícia informou ter apreendidos cerca de 500 cartões magnéticos entre clonados e virgens.

Na operação, também foi preso, Vitor Ferreira da Silva, 30, que entregava as maquinetas “chupa-cabras” nos estabelecimentos. Um terceiro homem, cuja identidade não foi revelada pela polícia, também foi detido. 

O frentista disse, em depoimento à polícia, ter sido "aliciado" apenas para trocar a maquineta pelo equipamento que furtava os dados dos clientes.

A polícia explicou que a quando o cliente utilizava o cartão para pagar no posto, a maquineta enviava as informações para o computador de José Carlos, via Bluetooth. Neste momento, o cartão era clonado. De posse dos dados do cartão do cliente, José Carlos comprava cartões presentes de vários valores para utilizar posteriormente, numa tentativa de despistar o golpe. 

Há suspeitas de que o bando atuava em todo o país porque no celular de José Carlos foram encontrados alguns registros de comunicação dele em São Paulo. 

A polícia não informou quando a quadrilha movimentou em dinheiro, com os golpes.  

A operação foi realizada nos bairros da Jatiúca, Poço e Cruz das Almas. Mais de 500 cartões foram encontrados na casa do líder da quadrilha, segundo a polícia. 

O trabalho de investigação durou três meses. Com os acusados, foram apreendidos cartões, máquina e leitor de cartões.

Todos os acusados e o material apreendido foram encaminhados para a sede da Divisão Especial de Investigação e Captura (Deic), no bairro da Santa Amélia. 

VEREADOR

O vereador Roberval Francisco de Sales foi preso no dia 8 de setembro, durante uma operação em Santa Luzia do Norte. Com o parlamentar, a polícia apreendeu vários cartões e cheques falsificados, dois computadores e um carro roubado, de modelo Corolla e placa PCA-1535, do Recife. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato