BRASÍLIA
Comissão presidida por Renan pedirá acesso a inquéritos sobre 8 de janeiro
Divulgação de relatórios da Agência Brasileira de Inteligência gerou polêmica no governo LulaA Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso está buscando informações sobre os atos golpistas que ocorreram no dia 8 de janeiro deste ano. A informação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
A comissão pedirá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e à Polícia Federal o compartilhamento dos inquéritos para acompanhar as investigações.
Os parlamentares que integram o colegiado, liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB), aliado do presidente Lula, desejam obter informações sobre a participação de militares e servidores públicos na organização dos atos.
Recentemente, foram vazados trechos de relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que alertavam para ataques iminentes às sedes dos Três Poderes antes que ocorressem.
A divulgação desses trechos gerou polêmica no governo Lula e levou aliados do Palácio do Planalto no Congresso a quererem acesso total às investigações sobre o episódio.
Ainda não foi definido o vice-presidente e os demais membros do colegiado, que buscará contribuir com o processo de investigação e fornecer mais transparência sobre o caso.
Publicidade