POLÍTICA
Lula chega ao Egito e visita Pirâmide de Gizé em momento sem agenda oficial
Na sexta-feira,16, o presidente embarca para Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar de atividades da União Africana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na madrugada desta quarta-feira, 14, no horário de Brasília, ao Cairo, capital do Egito. Sua agenda mostra um dia sem compromissos oficiais, que devem começar amanhã.
O perfil oficial de Lula no Instagram publicou imagens dele e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, visitando a Pirâmide de GizéNa quinta-feira, 15, o presidente brasileiro deve se encontrar com o presidente Egípcio, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Também é possível uma visita à sede da Liga Árabe, que fica no Cairo.
Um dos principais temas que Lula discutirá no Egito será o conflito entre Israel e o Hamas. Na sexta-feira,16, Lula embarca para Adis Abeba, capital da Etiópia. Ele participará de atividades da União Africana, cuja sede fica na cidade. Seus compromissos oficiais no local devem ser no sábado, 17, e no domingo, 18. Há a expectativa, entre outras reuniões, de encontro bilateral com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
Esta é a segunda viagem oficial do presidente ao continente africano em seu terceiro mandato. Em agosto do ano passado, Lula esteve em três países - África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.
O combate à desigualdade e à fome, a transição energética e as mudanças climáticas e a reforma das instituições internacionais, além da ampliação do comércio entre o Brasil e os países africanos, estão entre os temas que o presidente Lula deve tratar nesta viagem ao continente, que também inclui uma visita à Etiópia.