BRASÍLIA
Lula busca entendimento com Lira para eleição na Câmara, diz José Guimarães
Candidato próximo a Lira é Elmar Nascimento, mas enfrenta resistências no PTO líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disposto a negociar com Arthur Lira para a sucessão na Casa.
Segundo Guimarães, a escolha do candidato deve ser analisada e não se trata de uma imposição do governo. As articulações para a eleição, prevista para fevereiro de 2025, já estão em andamento.
“Evidentemente, os nomes precisam ser analisados. Não se trata de o governo encaminhar um nome para fazer disputa”, disse Guimarães ao programa Papo com Editor, do Broadcast Político, do jornal O Estado de S. Paulo.
O candidato próximo a Lira é Elmar Nascimento (União Brasil), mas enfrenta resistências no PT. Outros concorrentes incluem Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antonio Brito (PSD-BA), este último apoiado pelo Palácio do Planalto.
Guimarães destacou a configuração conservadora do atual Congresso, em contraste com o governo federal, ressaltando a organização da direita na política brasileira desde 2003, quando Lula assumiu a presidência pela primeira vez.
Além da eleição na Câmara, Guimarães abordou as indicações de Lula para o Banco Central, afirmando que há alinhamento entre os indicados e o governo. Ele também anunciou sua intenção de propor mudanças quanto ao destino das emendas de comissão, defendendo que estejam vinculadas a ações do Executivo, o que demandaria alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias e será apresentado em 2025 ao próximo presidente da Casa.