NEGOCIAÇÃO
Lula negocia com Lira sucessor comum na Câmara, diz Guimarães
Líder do Governo no congresso defendeu que “os nomes precisam ser analisados”O deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja estabelecer um acordo com o atual presidente da casa, Arthur Lira, para garantir a sucessão no próximo ano. A possibilidade de uma aliança entre os dois líderes surge após Lira ter sido fortemente vaiado em um evento em Alagoas, onde contou com o "apoio" de Lula para tentar acalmar os protestos. As informações são da Gazeta do Povo.
Guimarães afirma que os nomes ainda serão avaliados, mas destaca que a decisão não será imposta pelo governo. Apesar da eleição do sucessor de Lira na Câmara acontecer somente em fevereiro do próximo ano, as negociações já estão em andamento.
Diante das vaias no evento da semana passada, Lira reagiu de forma enérgica contra os presentes, ressaltando que "mais do que vaias e aplausos, o papel do parlamentar é trabalhar pelo seu estado, continuando a aprovar projetos no Congresso".
As negociações para a sucessão na Cânara seguem abertas nos bastidores, com o deputado Elmar Nascimento (União-BA), líder do partido e próximo de Lira, também despontando como um dos candidatos. No entanto, enfrenta resistências no PT devido à sua oposição a Lula.
Outros nomes na disputa são Marcos Pereira (Republicanos) e Antonio Brito (PSD), este último sendo o favorito do Palácio do Planalto.