VEJA TRANSCRIÇÃO
Piloto de avião com Lula declarou emergência após decolagem, mostra áudio
Voo ficou dando voltas em torno do aeroporto até gastar combustível para poder pousarUm áudio com a gravação entre o piloto do avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a torre de controle mostra que o piloto declarou situação de urgência logo após decolagem.
O caso aconteceu no México, nesta terça-feira, 1º. Quando identificou o problema, o piloto chamou Lula à cabine para informar a situação. Houve tensão entre os passageiros, mas não pânico, segundo testemunhas.
O avião presidencial decolou do aeroporto da Cidade do México por volta de 17h30, no horário de Brasília. Por causa de um problema técnico, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo não prosseguiu para Brasília, como estava previsto.
Em vez disso, ficou dando voltas em torno do aeroporto Felipe Angeles, na capital mexicana, até gastar combustível para poder pousar em segurança. Esse processo durou quase 5h. Tão logo percebeu que havia algo atípico no voo, o piloto chamou Lula à cabine, para explicar a situação.
No áudio gravado da comunicação, realizada em inglês, o piloto chama a torre de controle e identifica a aeronave pelo código BRS01. Na sequência, pede para fazer uma curva à direita e usa a expressão "pan-pan, pan-pan, pan-pan".
A expressão faz parte do vocabulário utilizado pelos pilotos e controladores para a comunicação durante os voos. É utilizada para situações de urgência, mas menos sérias do que o "mayday".
Veja a transcrição do áudio da conversa entre o piloto e a torre de controle:
[Piloto da FAB]: Controle Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Peço para virar à direita. Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]: Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Pan-pan, pan?
[Piloto da FAB]: Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Virar à direita imediamente. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]: Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Fale seu pedido.
[Piloto da FAB]: Pedido para voar para VOR, VOR. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]: Ok, Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Prossiga diretamente para Sierra Lima Mike.
[Piloto da FAB]: Prosseguir para Sierra Lima Mike. Bravo, Romeo, Sierra, zero um. (inaudível)
[Controle]: Pediu permissão para pousar de novo no aeroporto?
[Piloto da FAB]: Não é possível pousar agora. Pedido para manter VOR Sierra Lima Mike, manter 13 pés. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]: Ok, manter 13 mil sobre Sierra Lima Mike VOR.
Após o acionamento pelo piloto, a aeronave que declara urgência é tratada com prioridade pela torre de controle.
Na gravação, o piloto do avião presidencial pede para virar imediatamente à direita. A torre concorda e pergunta se o piloto gostaria de pousar novamente.
O piloto brasileiro responde que não seria possível realizar o pouso naquele momento. Em seguida, pede orientações para realizar um trajeto em foi feita a queima de combustível, com uma altitude de 13 mil pés.
As autoridades ainda não informaram qual foi o problema técnico e a causa.