ATENTADO

Prefeito de Taboão da Serra (SP), que foi baleado, é alagoano; saiba quem é

José Aprígio tem 73 anos e disputa o segundo turno contra o candidato Engenheiro Daniel
Por Redação 18/10/2024 - 18:50

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram
O alagoano prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio
O alagoano prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio

O prefeito de Taboão da Serra, em São Paulo, José Aprígio (Podemos), sofreu um atentado na tarde desta sexta-feira, 18, e foi baleado, informou nota da Secretaria de Comunicação da prefeitura local. Apesar de ser chefe do Executivo Municipal de uma cidade paulista, Aprígio nasceu em Minador do Negrão, interior de Alagoas.

Aprígio é casado, avô e pai de quatro filhas. O candidato tem 73 anos, ensino médio completo e declara ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um patrimônio de R$ 8.308.580,00.

Aprígio disputa a reeleição no segundo turno contra o candidato Engenheiro Daniel, do União Brasil. No primeiro turno, Daniel recebeu 48,98% dos votos válidos e quase se elegeu. O prefeito do Podemos ficou em segundo, com 25,93% dos votos.

Nas eleições 2020, Aprígio e Daniel também foram ao segundo turno juntos. Na ocasião, Aprígio venceu de virada e com uma margem apertada: apenas 1.700 votos a mais que o adversário em um universo de 153 mil eleitores.

Prefeito foi atingido no ombro 

Segundo a Secretaria de Comunicação de Taboão da Serra, Aprígio foi baleado no ombro. Um vídeo mostra o prefeito sendo socorrido em uma cadeira de rodas. Após o atentado, o prefeito Aprígio foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros.

Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. De acordo com a prefeitura, José Aprígio encontrava-se estável no momento da transferência.

"O incidente ocorreu enquanto o prefeito realizava uma visita aos bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada. No caminho para uma coletiva de imprensa na nova sede da prefeitura, o veículo oficial foi alvo de tiros", diz trecho da nota.

O carro possivelmente usado no atentado foi encontrado queimado em um trecho da Rodoanel Governador Mário Covas, na Grande São Paulo. O delegado responsável pelo caso, Hélio Bressan, afirmou que “tudo leva a crer” que o veículo, um Nissan March vermelho, foi o usado pelos suspeitos. A polícia também encontrou uma cápsula de projétil de fuzil no local, que será investigada.

As autoridades policiais já foram acionadas e estão conduzindo as investigações para esclarecer os detalhes e encontrar os responsáveis. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a equipe da Delegacia Seccional de Taboão da Serra foi comunicada sobre o atentado.

“As equipes da unidade policial estão em campo em busca de informações que auxiliem na identificação da autoria e no esclarecimento dos fatos. Demais detalhes serão passados após o término do registro de ocorrência”, diz a nota.


Encontrou algum erro? Entre em contato