xadrez político
PSB "fecha portas" para JHC e mira alianças no PSD para 2026
Foco agora é ampliar espaço nas eleições estaduais e federais
Um dirigente de destaque do PSB de Alagoas, ligado politicamente ao governador Paulo Dantas (MDB), reafirmou a rejeição ao prefeito de Maceió, JHC (PL). A informação é do jornalista Voney Malta.
Segundo ele, nem o presidente Lula, nem o senador Renan Calheiros (MDB) ou o ministro dos Transportes, Renan Filho, teriam influência suficiente para reverter essa decisão. A mágoa teria origem nos embates da última eleição para governador e na disputa pela prefeitura da capital.
Enquanto a definição sobre alianças não é oficializada, o PSB avança nas articulações para 2026, priorizando a formação de uma chapa para deputado estadual.
A estratégia para deputado federal ficará sob o comando do PSD, partido controlado por Paulo Dantas e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
Ambos têm compromisso de reeleger o deputado federal Luciano Amaral e de viabilizar a candidatura de Rui Palmeira, hoje vereador em Maceió, à Câmara dos Deputados.
Nos bastidores, cresce a especulação de que JHC pode migrar para o União Brasil, sigla liderada no estado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), movimento que poderia evitar novos conflitos com Dantas e Marcelo Victor.