As contas de energia ficarão mais caras no mês de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (25), adotar a bandeira tarifária amarela. Com o novo valor, os consumidores vão pagar R$ 1,88 a mais a cada 100 kWh consumidos.
Em nota, a agência informou que a medida é necessária em virtude da redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano. Segundo a Aneel, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média. Com a piora das estimativas de geração de energia pelas usinas hidrelétricas, pode haver maior demanda para o acionamento das termelétricas nos próximos meses.
O aumento do valor cobrado dos consumidores ocorre porque a energia gerada por usinas termelétricas é mais cara.
A Aneel vinha mantendo a bandeira tarifária verde desde dezembro do ano passado. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, o consumidor paga um valor a mais a cada 100 kWh consumidos.
Economia Agência vinha mantendo bandeira verde desde dezembro do ano passado Rio de Janeiro 25/04/2025 - 19:36 Rafael Gasparotto / Rafael Guimarães Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional energia Bandeira Tarifária Aneel sexta-feira, 25 Abril, 2025 - 19:361:24
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.