Câmara dá nome de Rita Lee a praça do Ibirapuera

Por Agência Estado 23/05/2024 - 12:03

ACESSIBILIDADE


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em definitivo o projeto de lei que dá o nome de Rita Lee a uma praça no interior do Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade. A cantora, que morreu em 8 de maio do ano passado, tinha forte ligação com o Ibirapuera e foi velada no local.

"Estava como prefeito em exercício neste dia e decretamos luto oficial de três dias. Mas sempre achei que ela merecia muito mais. Agora, o nome de Rita Lee está eternizado no Parque do Ibirapuera", declarou Milton Leite (União), presidente da Câmara.

A proposta inicial, assinada pela vereadora Luna Zaratini (PT), era de alterar o nome do parque. O texto final, porém, definiu que a Praça da Paz, um dos pontos centrais da área verde, receberá o nome de Rita Lee. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Na justificativa do projeto inicial, a vereadora Luna destacava que o parque foi frequentemente referenciado por Rita em músicas, fotografias e entrevistas, o que comprova a "forte ligação de afeto com o local que foi escolhido para seu velório".

Câmara dá nome de Rita Lee a praça do Ibirapueraç´~;

Rita Lee morreu em decorrência de complicações de um câncer de pulmão diagnosticado dois anos antes. O velório, realizado no planetário do Ibirapuera, reuniu milhares de fãs e amigos da cantora.

O texto do projeto pontuava ainda uma entrevista dada por Rita, na qual a cantora afirmava ter vontade de dar nome a uma rua ou praça quando morresse. "Dada a grandiosidade da artista, nada mais digno que seu nome esteja presente no Parque do Ibirapuera, o qual a mesma já denominou como ‘Floresta Encantada’ e que esteve presente em diversos momentos da vida da cantora."

Nas redes sociais, o parque descreve a praça que será rebatizada em homenagem à cantora como um dos lugares mais procurados pelos visitantes para atividades de lazer ao ar livre. O espaço fica próximo à Ponte de Ferro e das quadras de basquete.

‘RAINHA DO ROCK’

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em 31 de dezembro de 1947. Cantora, compositora, atriz e mais tardiamente escritora, ela tinha ascendência norte-americana e italiana.

Chamada no Brasil de "Rainha do Rock", ela chegou a vender cerca de 55 milhões de discos, só ficando atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Surgida na psicodelia tropicalista ao lado dos Mutantes (1966-1972), Rita migrou para um rock and roll mais ortodoxo no passo seguinte, com o grupo Tutti Frutti (1973-1978), para, em seguida, partir para um som mais radiofônico, pop e latinizado com o marido, o guitarrista Roberto de Carvalho. Com isso, abriu três frentes distintas de público. Há os fãs da Rita seminal dos Mutantes, os da Rita rock raiz e os da Rita de Roberto. E há os fãs de todas as Ritas. (COLABORARAM JULIO MARIA E RARIANE COSTA)


Encontrou algum erro? Entre em contato