Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário tem 241 trabalhos inscritos

Por Agência STJ 09/07/2025 - 15:06
A- A+
Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário tem 241 trabalhos inscritos

O II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Direitos Humanos e Tecnologia teve 241 trabalhos inscritos, número que demonstra o interesse dos jornalistas de todo o país em cobrir a atuação da Justiça na promoção da cidadania e do uso ético da tecnologia.

A premiação busca estimular a produção de conteúdo jornalístico sobre a importância do Poder Judiciário para a defesa dos direitos humanos e da justiça social, com ênfase no papel dos tribunais e dos conselhos judiciários.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) participa da organização do prêmio ao lado do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal Militar (STM), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Escolha dos finalistas e premiação

As reportagens inscritas serão avaliadas em dois eixos temáticos – "direitos humanos, cidadania e meio ambiente" e "inteligência artificial, inclusão digital e desinformação" –, dentro de cinco categorias: jornalismo escrito (impresso ou online), jornalismo de vídeo, jornalismo de áudio, fotojornalismo e jornalismo regional. Serão finalistas os três trabalhos com maior pontuação em cada categoria. Os primeiros colocados receberão R$ 5 mil, troféu e certificado.

A seleção das reportagens passa por duas etapas: até 14 de julho, a comissão organizadora fará a análise preliminar dos materiais inscritos; de 15 de julho a 13 de agosto, avaliará os trabalhos classificados. Os finalistas serão divulgados em 20 de agosto, e a cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de setembro, em Brasília, em local ainda a ser definido.

O prêmio é destinado a trabalhos jornalísticos divulgados entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025.


Encontrou algum erro? Entre em contato