SÃO PAULO

Feirantes do Mercado Municipal são acusados de usar o 'Golpe da fruta'

Por Com UOL 19/02/2022 - 08:34
A- A+
Assessoria
Frutas expostas no Mercado Municipal em SP
Frutas expostas no Mercado Municipal em SP

Consumidores denunciaram nas redes sociais o que ficou conhecido como "golpe da fruta" no Mercado Municipal de São Paulo. 

De acordo com relatos, os vendedores chegam a cobrar até R$ 1.200 por uma bandeja de frutas — e os clientes, que se dizem constrangidos e às vezes ameaçados, acabam pagando. 

A situação já está sendo monitorada pelo Procon-SP, e três bancas já foram interditadas pela Mercado SP, a concessionária que administra o Mercadão.

Para se proteger e evitar ser vítima do "golpe da fruta", o consumidor deve sempre dar preferência às bancas onde o preço dos produtos vendidos está bem visível.

Desconfie de lugares em que não há indicação do valor das frutas ou que mantêm as balanças de pesagem fora de seu campo de visão.

"O que a gente tem visto é que muitas dessas barracas onde estão acontecendo os golpes não têm nem o preço das frutas indicado, o que por si só já é uma violação do Código de Defesa do Consumidor. Fora os lugares que escondem as balanças. É um dos modus operandi dessa prática", alerta David Douglas Guedes, assessor jurídico da área de relacionamento do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Clientes que eventualmente tenham sido alvos de ameaças ou ofensas podem registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, principalmente se tiverem testemunhas.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato