MEDICINA
Ufal encerra jubileu da faculdade de Medicina no Instituto Histórico
Prof. Dr. João Batista Neto, do quadro oficial da instituição, dará a palestra de encerramento
Na próxima quarta-feira, 24, a Universidade Federal de Alagoas, encerrará as festividades do Jubileu dos 75 anos da Faculdade de Medicina de Alagoas, com a palestra “Panorama Histórico da Faculdade de Medicina de Alagoas: Jubileu dos 75 anos”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. João Batista Neto, do quadro oficial da Instituição e Titular da Cadeira Estêvão Pinto do Instituto Histórico de Alagoas.
Na ocasião, a Diretora Ângela Canuto, apresentará descendentes dos pioneiros Abelardo Duarte, Ib Gatto Falcão e José Lages Filho. Como também darão depoimento cinco ex-alunos da Escola que alcançaram projeção nacional e internacional além de beneficiarem a população alagoana, quais sejam:
1. Dr. Felipe Farias – Implantou o Transplante de Fígado na rede pública em Alagoas;
2. Dr. Domingos Rocha – pioneiro da ultrassonografia na América Latina e no território nacional;
3. Dr. Wanderley Neto – Implantou a cirurgia cardíaca em Alagoas e realizou seu primeiro transplante de coração;
4. Dra. Rosana Vilela – pioneira em estudos da Anemia Falciforme entre a população negra alagoana;
5. Dra. Dinalva Rocha Lima – Pioneira nos cursos de pós-graduação;
6. Dra. Ana Dayse Dórea – Implantou o Serviço de Telemedicina e Telessaúde do HU/UFAL; também o CACON – para assistência de alta qualidade em prevenção e tratamento do câncer, como tecnologia de ponta para a Clínica Cirúrgica, favorecendo os doentes em seus desfechos clínicos e apoiou ardentemente o Prêmio Prof. Rodrigo Ramalho, de iniciação científica para os jovens acadêmicos de medicina;
A sessão ocorrerá durante a reunião mensal do Instituto Histórico de Alagoas, no Salão Nobre Orlando Araújo à Ladeira do Brito, nesta cidade, às dez horas da quarta-feira 24 de setembro, tendo na Presidência Dr. Jayme de Altavilla e Álvaro Queiroz como secretário Perpétuo. Ricardo Nogueira será o cerimonialista.