alagoas
Auditores agropecuários atuam em campanha de vacinação contra a Peste Suína
Mesmo com a carência de auditores agropecuários no Estado, a taxa de imunização de suínos, com população estimada entre 115 e 120 mil cabeças
A terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Peste Suína Clássica (PSC), em Alagoas, foi um sucesso. A ação proporcionou a imunização gratuita de mais de 116 mil animais em 4.572 propriedades, distribuídas dentre 102 municípios. A auditora fiscal federal agropecuária Sonia Lages, chefe do Serviço de fiscalização de insumos e Saúde Animal (SISA) no Estado, explicou como tais ações vêm se desenvolvendo: “Estamos atuando dentro do Projeto Piloto (PP-AL) do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PEPSC), que por sua vez, faz parte do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) e visa promover o fortalecimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e do sistema de vigilância para as doenças dos suínos, atuando inclusive na implantação de um programa de vacinação sistemática na Zona não Livre (ZnL) da doença”.
Ela explica também que a população de suínos em Alagoas é estimada entre 115 e 120 mil cabeças, o que representa uma taxa de imunização de 96% dos animais, mas esse não é o objetivo final da Campanha. "Pretendemos vacinar 100% do rebanho." Também, estão previstas doses de reforço a cada seis meses, além de mais duas campanhas de imunização ainda em 2023.
De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) a suinocultura é uma atividade familiar no Estado. Cerca de 75% das propriedades mapeadas pertencem a pequenos produtores. Assim, a parceria pretende levar conhecimento a esses produtores, difundir protocolos de segurança e erradicar a Peste Suína Clássica nessas regiões, a fim de impulsionar os negócios locais e proteger o mercado nacional e internacional.
Vale ressaltar que a PSC é uma doença com alto poder de disseminação, altamente contagiosa entre os suínos e que não possui tratamento. Nesse sentido, os produtores estão confiantes. "Acredito que a vacina é o caminho. Campanhas como essa nos permitirão erradicar a PSC em nosso Estado, alcançar o status de Zona Livre e entregar um produto cada vez mais seguro e saudável ao consumidor”, avalia Marcos da Silva, produtor local.
A ação foi organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com apoio e parceria da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA/SENAR), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e do Governo do Estado de Alagoas com fundos de Defesa Sanitária.
Publicidade