camisetas por R$ 45
Sinteal denuncia cobrança de fardas em escolas municipais
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) recebeu denúncia de que várias escolas da rede pública municipal de Maceió estariam exigindo de seus alunos a “compra” do fardamento escolar para poder assistir às aulas.
Em uma das gravações que chegou ao sindicato, uma mãe confirma a denúncia revelando o preço do fardamento. Uma camisa da escola estaria custando R$ 45.
O Sinteal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para denunciar o fato considerado ilegal. A pasta, segundo o sindicato, informou que nenhum diretor pode impedir o acesso do aluno à escola sem o fardamento.
A explicação seria de que o processo de licitação aberto pela gestão municipal ainda não foi concluído e a Semed ainda não deu início à entrega dos uniformes.
"O Sinteal repudia a atitude intransigente dos/as diretores/as das escolas incluídas na denúncia e informa a todas as famílias de alunos/as da rede pública municipal de Maceió que a 'exigência' da compra de fardamento escolar para ter acesso à educação é ilegal e inconstitucional. O sindicato está atento aos desdobramentos do caso para intervir junto ao Ministério Público Estadual e a outras instituições da Justiça", declarou por meio de nota.