repressão

Advogado entra com pedido de soltura de jornalista

Por Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão 24/04/2018 - 11:17

ACESSIBILIDADE

A jornalista Maria Aparecida Oliveira - Foto: Divulgação
A jornalista Maria Aparecida Oliveira - Foto: Divulgação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) acionou a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para tomar providências em relação à prisão da jornalista Maria Aparecida Oliveira, 68, realizada na manhã de segunda-feira, 23.

O presidente sindical, Izaias Barbosa, declarou considerar uma medida extrema da Justiça a atitude de prender a profissional. “Pelo que entendemos, o crime que ela cometeu não motivaria a prisão, visto que ela é uma senhora de 68 anos”, explicou.

Vale ressaltar que o Presídio Feminino Santa Luzia, para onde a jornalista foi transferida, não conta com cela especial. “Se ela realmente tem direito a essa cela, que seja cumprido. Será feito um pedido de prisão domiciliar devido à idade”, declarou Izaias.

Já o advogado da jornalista, Cleto Carneiro, informou ao EXTRA que ingressou na manhã desta terça-feira, 24, com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

Caso

Maria Aparecida Oliveira foi presa no início da tarde desta segunda-feira, 23, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Antônio Barros Filho Lima. A acusação é de três crimes contra a honra e coação no curso do processo.

O autor da ação, que corre em segredo de justiça, é o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, por acusações que lhe foram feitas pela jornalista em seu blog durante sua gestão como secretário de Segurança, em 2015.


Encontrou algum erro? Entre em contato