justiça eleitoral
Eleitores fazem filas para resolver pendências
Alagoanos que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar tem até quarta-feira, 9, para se regularizar com a Justiça Eleitoral.
Essa também é a data limite para tirar o título de eleitor para o pleito de outubro, além de outras regularizações, como: mudar o endereço do domicílio, incluir nome social no título ou pedir atendimento especial para deficientes.
Quem perder esse prazo só poderá fazer as alterações após as eleições. O voto é obrigatório para os brasileiros a partir dos 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.
Para obter o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral de sua região com documento de identidade; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.
As filas formadas na manhã desta segunda-feira, 7, já eram esperadas, segundo a gerente de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Márcia Trocoli.
A expectativa é que mais de mil pessoas sejam atendidas diariamente apenas no Fórum Eleitoral, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió nesses últimos dias do prazo. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro.
*Com informações Agência Brasil