EDUCAÇÃO
Faculdades são denunciadas por emitir diplomas falsos
O secretário nacional de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori, confirmou na manhã desta terça-feira, 8, irregularidades em faculdades que atuam no Sertão de Alagoas.
Os universitários concluem a graduação, mas os diplomas que recebem no final do curso não têm validade. O motivo seria porque, embora as faculdades apresentem documentos e históricos ao MEC, elas possuem sede em outros estados e não possuem autorização para atuar em outras unidades federativas.
“Aqui já pudemos identificar alguns casos claramente irregulares como faculdades ofertando cursos presenciais de graduação com o nome de instituições de outros estados, o que é legalmente uma fraude”, declarou o secretário em entrevista ao portal AL1.
O golpe do diploma falso de algumas faculdades já foi fruto de investigação em Pernambuco, tanto pelo Ministério Público quanto pela Assembleia Legislativa daquele estado.
O MEC anunciou que uma força-tarefa analisará os casos dos estudantes lesados por essas instituições. Mais de 20 mil pessoas foram vítimas do golpe.