eleições
TRE libera candidaturas de taturana e sanguessuga
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) votou favorável à candidatura do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), condenado em segunda instância por desvio de dinheiro público quando atuava na Assembleia Legislativa.
Paulão é o terceiro "taturana" liberado pelo pleno do TRE para disputar as eleições deste ano indo contra as impugnações do Ministério Público Eleitoral.
O deferimento da candidatura foi acatado por quatro desembargadores, enquanto dois registraram voto contrário. Além do petista, os deputados federais Arthur Lira (PP) e Cícero Almeida (PHS) também já tiveram suas candidaturas liberadas.
O trio conseguiu em abril a suspensão dos efeitos das condenações por participação na Máfia dos Taturanas a partir de decisão monocrática do desembargador do Tribunal de Justiça, Celyrio Adamastor.
João Caldas
O TRE-AL também avalizou a candidatura de João Caldas (PSC) que tenta uma vaga como deputado estadual. Ele foi condenado por lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.
O processo é referente à Máfia dos Sanguessugas, esquema de desvio de recursos do Orçamento da União por meio da aquisição de ambulâncias e equipamentos hospitalares, através de licitações fraudadas.
Caldas teria se envolvido no escândalo quando fazia parte da bancada alagoana na Câmara, em Brasília. Cinco desembargadores votaram a favor da candidatura, havendo um voto contrário.



