GREVE GERAL

Trabalhadores aderem à paralisação contra Reforma da Previdência

Por Bruno Fernandes 14/06/2019 - 08:02
Atualização: 14/06/2019 - 10:52

ACESSIBILIDADE

Foto: Bruno Fernandes
Trabalhadores aderem à paralisação contra Reforma da Previdência

As principais categorias de trabalhadores de Alagoas resolveram aderir ao protesto contra a proposta de reforma da Previdência, junto a sindicatos e centrais sindicais de todo o Brasil. A paralisação começou a 0 hora desta sexta-feira, 14, e tem duração prevista de 24 horas. Ao longo desta semana, diversas categorias anunciaram adesão à greve geral, após o Sindicato dos Bancários decidir em assembleia que as agências estarão fechadas.
Junto aos bancários, outra forte categoria, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Alagoas (Sinttro/AL), confirmou participação no movimento.

Convocada pelas centrais sindicais, a paralisação tem como principal alvo o projeto de mudança nas aposentadorias apresentado pelo governo Bolsonaro (PSL). De acordo com o Sinttro, nenhum coletivo deveria sair das garagens hoje, porém, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) obteve uma liminar na Justiça para manter 70% da frota dos ônibus em circulação. 

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) também informou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e à Justiça Federal sobre a decisão da categoria de deflagrar greve geral. Sendo assim, qualquer serviço que dependa dos tribunais, será inviabilizado. 

Os trabalhadores devem retornar ao normal na próxima segunda-feira, 17. A ação também foi acordada durante uma assembleia geral. 

Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), estudantes e docentes das universidades Federal e Estadual de todo país também aderiram ao movimento.

Apesar de ter o apoio da maioria das categorias, o presidente da Aliança Comercial de Maceió, José Guido Júnior, informou que as lojas do Centro da cidade devem abrir em horário normal. 

A Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio) também informou que os trabalhadores dos shoppings de todo estado também trabalham . 

“Não irão aderir à greve e vai funcionar tudo em horário normal”, informou José Guido. Servidores públicos municipais e estaduais, em Maceió e em Alagoas, também aderiram à paralisação e devem ir às ruas nesta sexta.

Por meio da assessoria de comunicação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), confirmou adesão, sendo assim, escolas estaduais e municipais não devem ter aula hoje.

Leia mais no Jornal Extra de Alagoas nas bancas


Encontrou algum erro? Entre em contato