RECURSO INÉDITO
Pilar lança sistema de monitoramento facial para ajudar na busca por foragidos
Sistema também vai identificar placas de carros roubadas ou clonadasO prefeito Renato Filho lançou na manhã desta sexta-feira (20) um programa inédito para o município do Pilar utilizando a tecnologia através de um sistema de reconhecimento facial móvel que vai identificar foragidos da Justiça e desaparecidos. Além disso, o sistema também vai analisar carros que foram roubados ou clonados.
O sistema foi instalado em um carro equipado com oito câmeras, sendo uma de reconhecimento facial de 360 graus, três câmeras de reconhecimento de placa de carro e 4 de monitoramento. Além disso, drones vão sobrevoar a cidade para fazer o monitoramento.
“O projeto é piloto e feito pelo próprio município. Antes nós tínhamos uma cidade completamente insegura e com vários homicídios, mas isso ficou no passado. Hoje a situação é outra e isso tudo é fruto de investimento”, afirmou Renato Filho.
O carro será utilizado pela Guarda Municipal e fará rondas em pontos estratégicos. “Vamos passar com o veículo na frente de escolas, praças, locais onde tenha um grande público, entre outros”, explicou o chefe da Guarda Municipal, Robson Cavalcante.
O projeto foi desenvolvido pela empresa alagoana Yan Tecnologia e pela empresa de Pernambuco, Quasar Tecnologia.
“As empresas cederam o projeto ao Município que estava com uma ideia de trazer um sistema inovador e inédito. O custo da prefeitura foi de alugar o carro”, finalizou Renato.