ECONOMIA

Apenas 5% dos hotéis independentes estão funcionando, em Alagoas

Por Bruno Fernandes 17/06/2020 - 14:04
Atualização: 17/06/2020 - 14:41
A- A+
Divulgação
Apenas 5% dos hotéis de hospedagem independente estão funcioniando
Apenas 5% dos hotéis de hospedagem independente estão funcioniando

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis revelou nesta quarta-feira, 17, que, em Alagoas, apenas 5% da oferta de hospedagem independente está funcionando.

Os dados foram obtidos através de um levantamento que mensurou a atual situação e as expectativas da hotelaria independente para a retomada do turismo. As entrevistas foram realizadas entre os dias 10 e 16.

O número representa o pior percentual na região Nordeste. Na Paraíba, por exemplo, o número é de 9% e no Rio Grande do Norte são 17% em atividade.

Entre as principais queixas para a retomada do setor, empresários foram unânimes em falar sobre a necessidade de liberação de crédito, modernização da legislação e melhoria da infraestrutura de acesso.

Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, a MP 936/20 que suspende o contrato de trabalho e reduz o salário e a jornada, e sua prorrogação, deu um alento ao setor e vem impedindo o fechamento de centenas de meios de hospedagem formais e a demissão de mais de dez milhões de postos de trabalho.

"A Medidas Provisórias assinada pelo presidente Jair Bolsonaro trouxe um alívio para a hotelaria, mas os hoteleiros, na sua maioria absoluta, ainda não conseguiram que os bancos liberem créditos, mesmo para aqueles que não têm problemas cadastrais", afirma Linhares", completa.

Apesar da baixa demanda do setor independente, a associação, acredita que a região Nordeste deve ser a primeira a apresentar recuperação para os independentes, graças a reabertura de grandes grupos de hotéis e atrações turísticas.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato