MATEMÁTICO
Ex-estudante da Ufal é nomeado para participar de instituto internacional

O maceioense Fernando Codá Marques, professor de matemática da Universidade de Princeton, foi nomeado como Simons Investigator 2020 pela Simons Foundation, sediada em Nova York nesta quarta-feira, 2.
Codá Marques chegou a Princeton como professor titular em 2014, depois de deixar o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde estava desde 2003.
Começou sua graduação no curso de engenharia civil na Universidade Federal de Alagoas, em 1996, mas mudou para a matemática depois de dois anos. Ele obteve um mestrado no IMPA em 1999 e um Ph.D. da Universidade de Cornell em 2003.
Também atuou como professor visitante distinto no Instituto de Estudos Avançados, próximo à estrada em Princeton, Nova Jersey, durante o ano letivo de 2018-19.
À imprensa indiana, o alagoano citou a influência de seus dois primeiros mentores, os professores Manfredo do Carmo e Elon Lages Lima, do IMPA, que vieram de sua cidade natal, Maceió, no Nordeste do Brasil.
“Esses professores me incentivaram a fazer meu doutorado nos Estados Unidos para aprender análise geométrica. Foi um ótimo conselho”.
A Fundação Simons nomeia pesquisadores a cada ano que são excelentes cientistas envolvidos em matemática, física, astrofísica, ciência da computação ou em vários campos relacionados.
A designação, que vem com US $ 100.000 por ano e é renovável por um segundo mandato de cinco anos, destina-se a apoiar cientistas teóricos de destaque, quando estabelecem novas direções criativas de pesquisa, fornecendo liderança para o campo e efetivamente orientando cientistas juniores.
Publicidade
Continua após a publicidade