RETORNO DA FROTA
Usuários de ônibus terão mais opção para se deslocar em Maceió

As empresas que fazem o transporte coletivo em Maceió prometem para esta segunda-feira, 20, a circulação de 100% da frota, que havia sido reduzida no mês de março para menos de 70%, quando foram adotadas as medidas de isolamento social controlado em função da pandemia de coronavírus. A informação da ampliação da frota em operação na cidade foi anunciada pela Prefeitura.
Serão mantidas as regras para uso do coletivo, conforte decreto do isolamento social. O número de passageiros fica estabelecido em função da capacidade do veículo em acomodar os usuários sentados e no limite aprovado para usuário em pé (modalidade bancada). O uso obrigatório de máscaras pelos passageiros continua, assim como a abertura das janelas do veículo e proibição do ar condicionado.
O uso dos Cartão Bem Legal Escolar e Cartão Bem Legal Sênior nos transportes públicos municipais permanece proibido. O programa Domingo é Meia também continua suspenso. A medida é válida até o dia 31 de julho, podendo ser prorrogada. As mudanças no sistema de transporte foram adotadas para viabilizar a presença da população em lojas, shoppings, restaurantes e outras empresas autorizadas a funcionar a partir de segunda-feira.
“Com o avanço para a fase amarela e a reabertura gradativa de novos segmentos da economia em Maceió, a SMTT determinou que as empresas que fazem parte do SIMM normalizassem o serviço de transporte público na capital. Essa medida vai diminuir o tempo de espera dos coletivos nos pontos de parada, principalmente nos horários de pico”, argumentou Antonio Moura, gestor da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió.
Apesar do retorno da frota, o superintendente da SMTT faz um alerta à população sobre a utilização do transporte coletivo. Ele recomenda que os usuários "só utilizem o transporte quando for extremamente necessário. E caso precise sair de casa, orientamos que os usuários do SIMM consultem os horários dos coletivos no aplicativo CittaMobi para evitar a exposição nas ruas e diminuir os riscos de contágio pela Covid-19. Usem máscaras e utilizem álcool em gel sempre, de preferência antes e após o embarque nos coletivos. Essas medidas são fundamentais e extremamente necessárias e ajudam a salvar vidas”, reforçou Antonio Moura.