Agência Alagoas
Especialista alerta para o risco de expansão do afundamento de solo na Avenida Fernandes Lima
Os danos nas estruturas que atingem imóveis dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto vão atingir a principal avenida de Maceió, a Fernandes Lima, no bairro do Farol. Para isso acontecer, é apenas uma questão de tempo e não mais de incerteza, de acordo com análise do engenheiro civil e especialista em Geotecnia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Abel Galindo Marques.
O alerta foi aceso após a Defesa Civil de Maceió e Defesa Civil Nacional, com o apoio técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entregarem a última atualização do Mapa de Setoriza ção de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, na semana passada. A atualização, além de trazer a recomendação de realocação de mais 1.706 imóveis que se encontravam em área de monitoramento, também mostra a expansão do problema para outras regiões, se comparado ao primeiro, divulgado em julho de 2019.
O documento foi formulado com base em relatórios apresentados pela própria Braskem. “Se não houver o enchimento com areia ou cascalho de ao menos 75% das minas, a expansão das fissuras vai chegar lentamente na Avenida Fernandes Lima, principalmente próximo ao trecho entre a Rua Miguel Palmeira e a Rua Francisco Amorim, conhecida como Rua do Hapvida”, explica o especialista.
Confira a reportagem na íntegra no EXTRA ALAGOAS nas bancas!
Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Celular
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.