MACEIÓ
Escolas podem funcionar como abrigos temporários para famílias durante as chuvas
Familías ficarão abrigadas em escolas para proteção contra as fortes chuvas na capital alagoana.
A Escola Municipal Maria José Carrascosa, no bairro do Poço, foi vistoriada na manhã desta quinta-feira (15) e está apta a se tornar ponto de abrigo para as famílias que precisarem sair das áreas de risco em busca de proteção. O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, esteve no local junto com a equipe da Secretaria de Assistência Social (Semas) para planejar ações e preparar o local para a possível chegadas das famílias.
Primeiramente, a Secretaria de Assistência de Social fará o atendimento às famílias. Elas devem ser orientadas a buscarem abrigos com parentes. Caso não tenham para onde ir, as escolas servirão de apoio para essas famílias”, disse Maia.relacionadas_esquerda
De acordo Elder Maia, a visita faz parte de um planejamento estratégico para agir com antecedência, caso seja necessário realocar as famílias para os prédios das escolas. Uma dessas medidas é adequar as escolas, para que em caso de necessidade, elas sirvam de abrigo.
A escola Maria José Carrascosa dispõe de 20 salas e uma quadra poliesportiva que podem comportar as famílias temporariamente nesses dias de chuva, caso sejam encaminhadas pela Assistência Social. A estratégia é alocar as famílias em salas separadas, para preservar o distanciamento social durante o período de pandemia.
Publicidade
Continua após a publicidade
O secretário afirma ainda que outras escolas também serão vistoriadas e serão colocadas à disposição da Semas, como a Sergio Braga, na Chã da Jaqueira, Frei Damião, no Benedito Bentes, e Kátia Pimentel Assunção, no bairro do Jacintinho.
“O nosso trabalho é de prevenção. Estamos colocando os equipamentos da Semed à disposição, para que a gente ofereça toda estrutura necessária, caso as chuvas permaneçam e mais famílias fiquem no risco”, destacou.