ECONOMIA

Fundo americano analisa compra de parte da Braskem por R$ 14 bilhões

Banco Morgan Stanley está conduzindo o processo e procurando outros eventuais interessados
Por Redação 29/04/2021 - 16:43
Atualização: 29/04/2021 - 16:48
A- A+
Afrânio Bastos
Sede da Braskem, localizada no bairro do Pontal da Barra, em Maceió
Sede da Braskem, localizada no bairro do Pontal da Barra, em Maceió

O fundo americano Advent está analisando a aquisição da fatia de 38,3% do capital total que a Odebrecht, recentemente rebatizada de Novonor, tem na petroquímica Braskem. A informação foi divulgada pelo jornal Estadão, nesta quinta-feira, 29.

relacionadas_esquerda

De acordo com o jornal, essa fatia tem um valor de mercado de aproximadamente R$ 14 bilhões, considerando o preço de suas ações negociadas na Bolsa brasileira. 

O banco Morgan Stanley está conduzindo o processo e procurando eventuais interessados. Além do Advent foram procurados para analisar a aquisição, por exemplo, o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos Mudabala e empresas do setor, como a LyondellBasell, antiga interessada.

O Advent é um fundo mais conhecido por investir no varejo – vendeu recentemente, por exemplo, o Grupo Big (ex-Walmart) ao Carrefour Brasil, mas já tinha dado sinalizações de que investiria também no Brasil no setor petroquímico por aqui.

Em 2019, a Odebrecht chegou perto de vender sua fatia na Braskem à holandesa LyondellBasell, mas a negociação foi suspensa após 16 meses, com o aumento da insegurança jurídica e os danos causados em bairros de Maceió, reflexo da extração de sal-gema na região.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato