ALAGOAS

Estiagem: 38 municípios dependem de carro-pipa para ter acesso a água

Por Tamara Albuquerque 17/11/2021 - 21:19
Atualização: 17/11/2021 - 21:58
A- A+
Exército/Assessoria
Operação carro-pipa para abastecimento das comunidades do semiárido nordestino
Operação carro-pipa para abastecimento das comunidades do semiárido nordestino

A falta de água potável atinge mais de 151 mil pessoas em 38 municípios de Alagoas. Esse é o universo atendido pela Operação Carro-Pipa, que foi ameaçada de descontinuidade por falta de recursos do governo federal neste segundo semestre do ano. No total, 197 pipeiros são contratados pelo Exército para fazer o abastecimento emergencial das famílias que moram em comunidades afetadas pela estiagem e seca no semiárido nordestino.

O município de Girau do Ponciano tem o maior número de famílias sem acesso a água potável, segundo cadastro do Exército. São 12,6 mil pessoas que dependem da distribuição de água para sobreviver na cidade e zona rural. A população estimada do município é de 41,5 mil habitantes.

O Exército Brasileiro atua como órgão de execução para planejamento e operacionalização das ações de apoio à distribuição de água potável nos municípios beneficiados pela Operação. Alagoas tem, atualmente, 40 municípios em situação crítica em função da estiagem.

Por outro lado, o desperdício de água é uma realidade em muitas localidades. Além dos vazamentos em decorrência das tubulações antigas e outras estruturas, a população nem sempre tem consciência da necessidade de economizar no uso da água, preservando os recursos naturais, que estão a cada ano mais escassos. 

Um vazamento no vaso sanitário pode desperdiçar mais de 1.400 litros de água por dia, o que representa quase 1 litro por minuto. Torneiras gotejando podem desperdiçar até 50 litros por dia, ou 1.500 litros (1,5 m3) por mês. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.000 litros (4,0 m3) por mês. Se a abertura for de 4 milímetros pode-se desperdiçar até 13.000 litros (13 m3) por mês. Troque o “courinho”, “borrachinha”, “reparo” ou “castelo” da torneira e economize água.

Para evitar desperdício de água, a dica das agências reguladoras são:  tomar banho de no máximo 8 minutos e desligar a torneira quando não estiver utilizando o chuveiro;  não lavar calçadas e quintais com água diretamente da torneira; utilizar a água da máquina de lavar roupa após o processo de enxágue das roupas e não lavar o carro com a mangueira, utilizando o balde.


Encontrou algum erro? Entre em contato