INFLUENZA H3N2

Secretário de Saúde alerta para aumento de casos de Influenza em Alagoas

Aumento pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe
Por Bruno Fernandes 20/12/2021 - 13:33
A- A+
Ascom Sesau
Alexandre Ayres pede que população use a máscara
Alexandre Ayres pede que população use a máscara

O secretário da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, usou o twitter na noite de domingo, 19, para alertar sobre o crescimento de casos de Influenza no estado.

Embora não tenha revelado números, o titular da pasta disse que a situação atual "traz uma preocupação a mais nesse fim de ano".

“Pessoal, acabei de receber a informação dos nossos técnicos da Saúde de Alagoas sobre o aumento significativo de casos de Influenza em nosso estado. No Brasil, 11 estados já confirmaram que estão na fase do surto da doença e isso nos traz uma preocupação a mais nesse fim de ano”, escreveu.

O secretário também pediu para que a população mantenha os cuidados de prevenção, como o uso de máscaras. "Peço que todos continuem usando máscaras, se cuidem e cuidem de quem mais amam", concluiu.

O aumento dos casos durante o mês de dezembro no país é um fenômeno incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

“As campanhas foram centralizadas para a vacinação contra a Covid-19. Tivemos as campanhas de influenza, mas a adesão à vacina da gripe foi pequena. Quando há uma baixa adesão, também há um nível mais baixo de proteção”, afirmou o médico infectologista Álvaro Furtado, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à CNN.

Segundo ele, os casos estão associados principalmente à linhagem “Darwin” do vírus Influenza A (H3N2), que foi a cepa predominante da mais recente temporada de gripe no hemisfério Norte.

Diferentemente do novo coronavírus, os nomes das linhagens do vírus da gripe são definidos de acordo com as cidades onde as amostras do vírus foram identificadas e isoladas em laboratório.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato