ECONOMIA

Multinacional africana 'pula fora' e desiste de comprar mineração Vale Verde

Por José Fernando Martins com assessoria 26/01/2022 - 19:57
Atualização: 26/01/2022 - 20:09

ACESSIBILIDADE

Jonathan Lins
Vale Verde
Vale Verde

A Appian Capital Advisory foi pega de surpresa com o anúncio da Sibanye-Stillwater, feito no último dia 24 de janeiro, encerrando o acordo de aquisição das operações da Atlantic Nickel, situada em Itagibá (BA), e da Mineração Vale Verde, essa localizada em Craíbas, Agreste alagoano.

Em nota à imprensa,  o evento geotécnico que a Sibanye-Stillwater utiliza como justificativa para a desistência do negócio equivale a uma fratura localizada que ocorre, com frequência, em operações a céu aberto na mineradora baiana. 

"Para remediar a condição da área em questão, um volume adicional de estéril precisará ser movimentado mais cedo no plano de lavra, o que equivale a menos de 1% do volume ao longo de uma vida útil de 34 anos. A Appian não concorda que isso constitua um evento material adverso", destacou em nota. 

E finalizou: "A Appian Capital Advisory está avaliando todas as suas opções legais e tomará as medidas necessárias para fazer valer seus direitos neste processo".

Confira na íntegra

A Appian Capital Advisory avalia com surpresa o anúncio da Sibanye-Stillwater, feito no último dia 24 de janeiro, e acredita que não existe fundamento para a mineradora sul-africana encerrar legalmente o acordo de aquisição das operações da Atlantic Nickel e Mineração Vale Verde. 

O evento geotécnico que a Sibanye-Stillwater utiliza como justificativa para a desistência do negócio equivale a uma fratura localizada que ocorre, com frequência, em operações a céu aberto. Para remediar a condição da área em questão, um volume adicional de estéril precisará ser movimentado mais cedo no plano de lavra, o que equivale a menos de 1% do volume ao longo de uma vida útil de 34 anos.

A Appian não concorda que isso constitua um evento material adverso. Fortes desempenhos operacionais e financeiros são esperados para a Mina Santa Rita ao longo de 2022, com uma geração significativa de fluxo de caixa livre. A Mina Santa Rita é um ativo de alta qualidade, cuja operação foi retomada, com sucesso, pela Appian e está posicionada no 1º quartil da curva de custos e com a vida útil da mina estendida. 

A Appian Capital Advisory está avaliando todas as suas opções legais e tomará as medidas necessárias para fazer valer seus direitos neste processo.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato