CASO PINHEIRO
Carta aberta alerta investidores sobre venda da Braskem

Cidadãos de Maceió revoltados com a anomia das autoridades e do descaso de sempre da Braskem para com a cidade se reuniram para denunciar que os controladores da empresa vão deixar um passivo gigante na capital. Nesse passivo, estão englobados o mega crime ambiental que “matou” quatro bairros e feriu gravemente um quinto, tornou 55 mil pessoas refugiadas ambientais da Braskem e deixou um rastro de destruição que levará muitas décadas para ser superado.
Soma-se a isso a presença da planta industrial da empresa em plena área urbana de Maceió, a ameaçar 150 mil pessoas diuturnamente. Os valores podem superar os 12 bilhões de reais. Por isso eles, elaboraram uma carta aberta com a finalidade de alertar os investidores que possam se interessar em comprar a petroquímica.
O EXTRA conseguiu ter acesso com exclusividade ao documento que terá diversos destinos, como a bolsa de valores de Nova Iorque. Isso porque as atuais controladoras da empresa Braskem, Novonor e Petrobras, encaminharam comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil e à Securies and Exchange Commission, órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos, com o objetivo de informá-las da venda das suas ações preferenciais a partir de 31 de janeiro de 2022.
O desejo de “passar” a Braskem adiante acendeu o sinal vermelho entre os cidadãos de Maceió e os credores da petroquímica, famílias que ainda aguardam acordos judiciais reparatórios e indenizações. “Elas [controladoras] esperam obter com essa transação cerca de 8 bilhões de reais. Em seguida, em data a ser anunciada, iniciarão a venda das ações ordinárias em seu poder, finalizando suas participações na empresa cloroquímica. Diante dessa transação, é preciso alertar o público em geral e, particularmente, os investidores”, destaca trecho da carta.
Carta Aberta Em Portugues - Braskem by Jornal Extra Alagoas on Scribd
Confira a matéria na íntegra no EXTRA que irá às bancas no sábado, 29.
Publicidade Continua após a publicidade