AGRESTE
MP instaura inquérito para investigar situação de barragem em Arapiraca

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) decidiu instaurar inquérito civil para investigar a segurança da Barragem de Bananeiras, localizada em Arapiraca. A portaria foi publicada nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial do órgão fiscalizador.
Segundo a promotora Lavínia Silveira de Mendonça Fragoso, durante a 10ª etapa da Fiscalização Preventiva e Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em Alagoas, foi constatado possíveis irregularidades ambientais na barragem.
Ainda segundo a promotora, a Prefeitura de Arapiraca não apresentou junto à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) os documentos exigidos para a barragem de Tipologia C, na qual se enquadra a Bananeiras.
Conforme reportagem divulgada na mídia alagoana no ano passado, a barragem estaria numa situação precária, com rachaduras, parte da estrutura enferrujada e ainda exalando mau cheiro, que é ocasionado pelos esgotos que são jogados ao logo do Riacho Seco.
A situação acontece na Vila Bananeiras, na zona rural do município. De acordo com o MP-AL foi marcada uma audiência virtual para o dia 8 de abril com representantes da prefeitura, da Semarh e do Instituto de Meio Ambiente (IMA).
Publicidade
Continua após a publicidade