CÂMARA DOS DEPUTADOS

Requerimento pode barrar reajuste na conta de luz dos alagoanos

Reajuste foi aprovado pela Aneel no final do mês de abril
Por Bruno Fernandes com Agência Câmara 04/05/2022 - 15:11
Atualização: 04/05/2022 - 15:54
A- A+
Divulgação
Reajuste na tarifa foi aprovado pela Aneel
Reajuste na tarifa foi aprovado pela Aneel

O aumento médio de 19,86%% na conta de luz em Alagoas poderá ser revertido. Foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 3, o requerimento de urgência do Projeto de Decreto Legislativo 94/22.

O projeto susta os efeitos de resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autoriza reajuste de tarifas em Alagoas e em outros estados do País. O projeto deve ser votado nos próximos dias.

relacionadas_esquerda

No pacote, que foi proposto pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), os alagoanos seriam beneficiados, levando em consideração que objetivo é barrar todos os reajustes autorizados pela Aneel.

"Houve reajuste abusivo de 20% em Alagoas; 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará; e já aviso logo aos mineiros que haverá aumento no dia 22 de maio", citou Domingos.

O requerimento foi aprovado por quase todos os partidos da casa, menos o Partido Novo. "Alertamos sistematicamente, mas esta Casa aprova medidas populistas e, uma hora, essa conta chega. Agora estamos aqui proibindo aumento de conta de luz, desrespeitando contratos e desrespeitando a lei”, criticou Paulo Ganime (Novo-RJ), chamando a medida de "populista"

O aumento foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada. Por unanimidade, os diretores da agência aprovaram um reajuste médio de 19,86%.

Para os consumidores de alta tensão (a exemplo de fábricas e grandes comércios) a variação média foi de 19,88%%.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato