CÂMARA DOS DEPUTADOS
Requerimento pode barrar reajuste na conta de luz dos alagoanos
Reajuste foi aprovado pela Aneel no final do mês de abril
O aumento médio de 19,86%% na conta de luz em Alagoas poderá ser revertido. Foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 3, o requerimento de urgência do Projeto de Decreto Legislativo 94/22.
O projeto susta os efeitos de resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autoriza reajuste de tarifas em Alagoas e em outros estados do País. O projeto deve ser votado nos próximos dias.
relacionadas_esquerda
No pacote, que foi proposto pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), os alagoanos seriam beneficiados, levando em consideração que objetivo é barrar todos os reajustes autorizados pela Aneel.
"Houve reajuste abusivo de 20% em Alagoas; 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará; e já aviso logo aos mineiros que haverá aumento no dia 22 de maio", citou Domingos.
O requerimento foi aprovado por quase todos os partidos da casa, menos o Partido Novo. "Alertamos sistematicamente, mas esta Casa aprova medidas populistas e, uma hora, essa conta chega. Agora estamos aqui proibindo aumento de conta de luz, desrespeitando contratos e desrespeitando a lei”, criticou Paulo Ganime (Novo-RJ), chamando a medida de "populista"
O aumento foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada. Por unanimidade, os diretores da agência aprovaram um reajuste médio de 19,86%.
Para os consumidores de alta tensão (a exemplo de fábricas e grandes comércios) a variação média foi de 19,88%%.
Publicidade