CHUVA FORTE

Governo libera R$ 1 bi para ações de socorro em Alagoas e Pernambuco

Presidente Jair Bolsonaro visita Pernambuco nesta segunda-feira
Por Bruno Fernandes com Agência Brasil 30/05/2022 - 13:01
Atualização: 30/05/2022 - 13:10
A- A+
Assessoria São Miguel dos Campos
Cidade de São Miguel dos Campos submersa pelas chuvas desta semana
Cidade de São Miguel dos Campos submersa pelas chuvas desta semana

O Ministério do Desenvolvimento Regional disponibilizou nesta segunda-feira, 30, R$ 1 bilhão que serão destinados a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos por conta de desastres em Alagoas e Pernambuco

Somados Alagoas e Pernambuco, 63 municípios estão sob monitoramento e 14 já tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em razão das fortes chuvas.

Até o momento, a Defesa Civil Nacional atualizou para 79 o número de óbitos em Pernambuco e dois em Alagoas, em decorrência das chuvas. Há, ainda, 3.957 desabrigados em pontos de apoio localizados próximos às regiões afetadas. Em Alagoas o número chega a mais de 10 mil.

De acordo com o ministério, para solicitar esses recursos, o município deve estar cadastrado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Na ferramenta, é possível elaborar Planos de Contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

Os ministros do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, do Turismo, Carlos Brito, da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, Ronaldo Bento, participaram ontem, 29, de coletiva à imprensa na Base Aérea do Recife e explicou o procedimento para os municipios.

“Nas próximas horas, os municípios devem emitir os decretos de emergência para que possa ocorrer o reconhecimento federal de situação de emergência e a liberação de recursos para as primeiras ações de socorro”, informou Ferreira. "Vamos manter a Defesa Civil Nacional em Pernambuco, o tempo que for necessário, para auxiliar as autoridades locais nos próximos passos”, destacou Ferreira.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato