COMEÇA HOJE!
Confirma sugestões de possíveis temas de redação para o ENEM
Mais de 3,3 milhões são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio
A primeira prova do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo (13) e 3.396.632 pessoas estão inscritas para as versões impressa e digital. Os participantes vão encarar uma maratona de 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. Este ano, o número de inscritos é 10% maior que 2021.
A orientação para os candidatos é que consultem o local de prova com antecedência e se programem para chegar no dia do exame com antecedência. A informação com o endereço está no cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Outra dica é calcular o tempo que levará até o local da prova, seja utilizando transporte público ou particular, percorrendo todo trajeto e, assim, no dia do exame se organizar melhor.
Mesmo não sendo obrigatório, o Inep recomenda imprimir e levar o cartão de confirmação no dia da prova. Vale ressaltar que as datas do Enem 2022, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos mesmos dias: 13 de novembro (domingo), 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e redação. Já dia 20 de novembro serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
A abertura dos portões, seguindo horário de Brasília, será às 12h e o fechamento dos portões às 13h. Início das provas às 13h30 e término das provas no primeiro dia às 19h. Já o término das provas no segundo dia será às 18h30.
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
O QUE LEVAR
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
álcool em gel; máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados); caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
cartão de confirmação de inscrição; lanche; e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e RG Digital.
Porém, o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal - capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O QUE NÃO LEVAR
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas.
Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens; óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros; bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Redação é o bicho
Considerada o “bicho-papão, a redação chama a atenção da maioria dos candidatos a uma vaga no ensino superior. Uma dica de boa parte de quem já passou por este momento é “resolver” a redação cedo para depois se dedicar às demais questões. O tema normalmente é uma questão problema de cunho social.
Algumas sugestões de possíveis temas a serem abordados na prova: Impactos da pandemia na educação (alfabetização de crianças); A insegurança alimentar no país; Meio ambiente – o estudante precisa ficar de olho nos tópicos de turismo sustentável e preservação da Amazônia. O garimpo ilegal e o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips merecem atenção.
Como combater fake news no Brasil: as fake news, ou notícias falsas, são um assunto recorrente em provas e exames; a violência doméstica pode ser um tema. Com a pandemia, houve um aumento do número de crianças e adolescentes que sofreram abusos e agressões. Também houve um salto nos casos de feminicídio no país.
Merece ainda atenção temas como Agenda 2030 da ONU; Direitos da infância; valorização do trabalho docente; juventude, trabalho e projeto de vida; internet 5G e seus impactos da sociedade.
O ENEM
As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em diversas instituições de educação superior portuguesas.
TRANSPORTE
De acordo com o Portal Nacional da Educação, Maceió está entre as capitais que terá reforço no sistema de transporte público para atender à demanda.
Publicidade Continua após a publicidade