DESASTRES NATURAIS

Brasil tem 13,5 mil áreas de risco mapeadas: 196 estão em Alagoas

Regiões estão em 1.632 municípios mapeados pelo Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, através do Serviço Geológico do Brasil
Por Tamara Albuquerque 22/02/2023 - 14:17
Atualização: 22/02/2023 - 14:28

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil/Arquivo
Deslizamento de terra na Bahia
Deslizamento de terra na Bahia

O Brasil tem 13.542 áreas de risco passíveis de desastres naturais. O número consta num levantamento feito pelo Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, através do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que realiza o mapeamento para desastres geológicos e hidrológicos.

De acordo com o SGB, as regiões estão localizadas nos 1.632 municípios mapeados. Das 117 cidades analisadas no estado de São Paulo, foram identificadas 848 áreas de risco. Em Alagoas o número de municípios mapeados com risco de desastres naturais são 35. Essas áreas apresentam possibilidade de ocorrência de deslizamentos, inundação, enxurrada e erosão. Segundo o Serviço Geológico, nestas localidades, conforme apontam os estudos, vivem cerca de 74,5 mil alagoanos em setores considerados de alto e muito alto risco.

Confira os estados com mais municípios mapeados: Santa Catarina: 294, Minas Gerais: 199, São Paulo: 117, Maranhão: 92 e Bahia: 90. De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o país tem cerca de 4 milhões de pessoas que vivem em áreas com altíssimo risco de desastre natural como o que aconteceu no litoral paulista no fim de semana. 

As fortes chuvas que atingiram a região no fim de semana de carnaval provocaram ao menos 48 mortes, bloquearam rodovias e causaram prejuízos na região.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato