CHUVAS
Governo federal reconhece situação de emergência em 29 cidades de Alagoas
Mais de 16 mil pessoas tiveram que deixar suas residências
O governo federal reconheceu na noite deste sábado (8) a emergência em 29 municípios alagoanos afetados pelas chuvas que caem no estado com maior intensidade desde a noite de sexta-feira (7).
As cidades em questão são as mesmas que tiveram a situação reconhecida por meio de decreto no começo da noite assinado pelo governador Paulo Dantas (MDB).relacionadas_esquerda
Na prática, isso significa que os municípios já podem solicitar recursos assistência humanitária, reestabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Alagoas.
Paulo Dantas também informou que o governo de Alagoas vai encaminhar recursos financeiros para os municípios atingidos. Os recursos serão utilizados para compra de kits emergenciais compostos de água potável, colchões e cestas básicas.
Segundo boletim divulgado às 15 horas deste sábado, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, as chuvas que caem em Alagoas deste sexta-feira atingiram 16.424 pessoas. Desse total, 2.085 estão desabrigadas – ou seja, perderam suas casas – e outras 14.338 tiveram que deixar as suas residências, ficando desalojadas. No município de Junqueiro, uma pessoa morreu.
Municípios em estado de emergência:
- Atalaia
- Barra de São Miguel
- Branquinha
- Cajueiro
- Capela
- Colônia Leopoldina
- Coqueiro Seco
- Flexeiras
- Ibateguara
- Jacuípe
- Joaquim Gomes
- Maragogi
- Marechal Deodoro
- Matriz de Camaragibe
- Murici
- Paulo Jacinto
- Paripueira
- Penedo
- Pilar
- Quebrangulo
- Rio Largo
- São José da Laje
- Santana do Mundaú
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Campos
- São Miguel dos Milagres
- Satuba
- União dos Palmares
- Viçosa
Publicidade