PRESA NESTA SEXTA

Quem é Maria Aparecida, blogueira já presa duas vezes por difamação

Não é a primeira vez que a jornalista enfrenta problemas com a justiça
Por Redação 21/07/2023 - 12:00
Atualização: 21/07/2023 - 23:54

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Maria Aparecida
Maria Aparecida

A blogueira Maria Aparecida de Oliveira, de 73 anos, foi presa na manhã desta sexta-feira, 21, em sua residência no bairro do Farol, em Maceió, por uma equipe da Polícia Civil, em cumprimento a uma ordem judicial.

Aparecida nasceu em União dos Palmares, mas morou no bairro da Ponta Grossa, em Maceió, antes de se mudar para Brasília, onde passou boa parte da vida. Atualmente escreve e é proprietária do blog Encarem os Fatos, no qual já divulgou vídeos e acusações sobre crimes envolvendo políticos e supostas intimidades de autoridades.relacionadas_esquerda

Maria Aparecida responde a mais de 80 processos na justiça e chama atenção do público por supostamente revelar casos graves usando humor e sarcasmo.

Em seu perfil no Facebook, ela afirma ter sido repórter em Aracaju e ter estudado Economia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Ciência Política e Jornalismo na Universidade de Brasília (UNB), embora os anos não tenham sido especificados.

A prisão desta sexta-feira ocorreu no âmbito de um processo movido pela juíza Emanuela Porangaba, da 1ª Vara Cível de Maceió, após a jornalista acusar a magistrada de fazer "maracutaias em nome de Braskem".

Outros casos

Essa não é a primeira vez que Maria Aparecida é presa. Em 2018, ela já havia sido presa após disseminar informações falsas sobre a vida pessoal do ex-procurador geral de Justiça e atual deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça.

Mais recentemente ela foi condenada a quatro anos e treze dias de detenção, em janeiro de 2023, após o Poder Judiciário entender que ela divulgou mentiras no canal de Youtube do qual é dona.

Na decisão, à época proferida pelo juiz Carlos Henrique Pita Duarte, da 3ª Vara Criminal de Maceió, a blogueira também foi condenada ao pagamento de todas as custas do processo.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato