MACEIÓ

Vigilância Sanitária apreende 1.916 litros de leite com venda proibida

Natville responde à ação do MP de Sergipe por falsificação de endereço para comercializar produtos
Por Tamara Albuquerque 26/07/2023 - 14:24
Atualização: 26/07/2023 - 15:21
A- A+
Cortesia
Fiscalização da Visa apreendeu 1.916 litros de leite Natville em Maceió
Fiscalização da Visa apreendeu 1.916 litros de leite Natville em Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu nesta terça-feira,25,  durante fiscalização de rotina, 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial no bairro do Trapiche, parte baixa da capital. O produto dessa marca foi proibido pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que determinou a suspensão da comercialização e recolhimento do leite das prateleiras em todo o país, fabricado de janeiro a maio deste ano, a partir de 15 de junho. 

relacionadas_esquerda

Desde a suspensão da distribuição e comercialização do leite da marca Natville pela Anvisa, têm ocorrido apreensões em estabelecimentos que não obedeceram à determinação de recolhimento voluntário e ainda comercializam o produto que pode causar prejuízos à saúde do consumidor.

A marca Natville é acusada de utilizar o registro de outra empresa do mesmo grupo, localizada em União dos Palmares, para fabricar itens sem autorização da Anvisa e em condições de higiene duvidosas, de acordo com o Ministério Público de Sergipe, órgão que ajuizou ação civil pública contra a empresa. 

O EXTRA publicou a denúncia da MP de Sergipe, que afirma falsificação em dados pelo Natville. Segundo o órgão, a empresa indicava fabricação de produtos em Alagoas, quando a produção ocorria na cidade de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano. 

VISA

“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu. Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”, disse Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, ao esclarecer o motivo da apreensão.

Durante a fiscalização, houve interdição cautelar de 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição. A vistoria aconteceu no bairro do Trapiche e, além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a remessa de laticínios produzidos entre janeiro e maio de 2023 não possui garantia de segurança e qualidade, além de não contar com as condições higiênicas exigidas. 

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, e a comercialização do produto suspenso, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato