APÓS NOTIFICAÇÃO

BRK nega que tenha lançado esgoto na rede de drenagem em Maceió

Empresa alega que foi mais um caso de ligações irregulares na capital
Por Allan Barros / Estagiário sob supervisão 27/07/2023 - 19:00
A- A+
Alisson Frazão / Secom Maceió
Operação integrada da prefeitura visa combater ligações clandestinas na capital
Operação integrada da prefeitura visa combater ligações clandestinas na capital

A concessionária BRK Ambiental negou nesta quinta-feira, 27, que tenha lançado esgoto na rede de drenagem na avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Jatiúca, em Maceió. Na terça-feira, 25, uma operação integrada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió autuou e notificou a BRK por despejo de esgoto no local. relacionadas_direita

Segundo a prefeitura de Maceió, o problema foi identificado depois da inspeção de um desnível no calçadão da orla marítima. O vazamento foi constatado depois que foram feitos testes com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da irregularidade. Os efluentes posteriormente acabariam indo para o mar.

Na versão da BRK, não houve lançamento de esgoto na rede de drenagem por parte da concessionária. A empresa disse que realizou um diagnóstico técnico no local, e verificou que "as ligações indevidas foram identificadas nas instalações da barraca de praia, ou seja, antes da caixa de inspeção do imóvel, e, por isso, são de responsabilidade do cliente [a barraca]". Na nota enviada à imprensa, a empresa afirma que este seria mais um caso de irregularidade nas ligações de esgoto de imóveis em Maceió. (leia a nota na íntegra abaixo)

Leia a nota da BRK Ambiental na íntegra:

NOTA | AUTUAÇÃO NA ÁLVARO OTACÍLIO

A BRK informa que a situação registrada na Avenida Álvaro Otacílio é mais um caso de irregularidades constatadas nas ligações de esgoto dos imóveis na capital. Diferente do que foi apresentado na autuação da Prefeitura de Maceió, não houve lançamento de esgoto na rede de drenagem por parte da concessionária.

De acordo com o diagnóstico técnico realizado no local, as ligações indevidas foram identificadas nas instalações da barraca de praia, ou seja, antes da caixa de inspeção do imóvel, e, por isso, são de responsabilidade do cliente.

Conforme legislação do setor de saneamento, compete aos órgãos municipais a fiscalização dessas irregularidades no sistema de drenagem junto aos imóveis, bem como a aplicação de eventuais sanções.

A BRK é responsável pela prestação dos serviços de esgotamento sanitário e tem contribuído com a identificação de ligações indevidas de esgoto por meio do Programa Saneamento a Limpo – até o momento, já foram enviados à Prefeitura de Maceió mais de 500 casos com diversos tipos de irregularidades constatadas.

BRK

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato