MEIO AMBIENTE

Marina Silva trava indicação para superintendência do Ibama em AL, diz site

Ação acontece em meio a negociações do presidente Lula para atrair novos aliados
Por Redação 21/08/2023 - 09:31
A- A+
Agência Nossa
Lula e Marina Silva em evento da presidência
Lula e Marina Silva em evento da presidência

Em meio a negociações do presidente Lula (PT) para atrair novos aliados e a uma disputa entre deputados por cargos federais, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atua para blindar das indicações políticas os postos estaduais estratégicos na área. A informação foi revelada nesta segunda-feira, 21, pela Folha.

O principal foco de disputa são as superintendências locais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis), órgão que tem como função o monitoramento e a fiscalização de infrações ambientais.

relacionadas_esquerdaDas 26 superintendências estaduais do Ibama, 17 já tiveram seus líderes nomeados desde o início do governo, sendo a maioria (9) servidores de carreira. O Partido dos Trabalhadores (PT) também enfrenta desafios ao tentar emplacar aliados no Ibama. Em Alagoas, por exemplo, Judson Cabral, engenheiro ambiental e ex-deputado estadual indicado pelo diretório local do PT, ainda aguarda confirmação.

A Paraíba enfrenta situação semelhante, onde o antropólogo Márcio de Matos Caniello, professor da Universidade Federal de Campina Grande, indicado para a superintendência, teve seu nome contestado pelos servidores do Ibama, que defendem a nomeação de um funcionário de carreira.

Conforme apontado pela Folha, as negociações por cargos nos estados têm encontrado obstáculos, principalmente devido às rivalidades locais entre os partidos que compõem a base de apoio do presidente no Congresso Nacional. As disputas se tornam mais acentuadas nos estados do Nordeste, onde deputados de diversas legendas cobram apoio ao governo em troca de sua participação na máquina federal.

José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, afirma que cerca de 80% das demandas já foram atendidas e que está trabalhando com transparência para consolidar a base aliada.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato