10 MIL REGISTROS
Alagoas registra o 5º menor número de infrações da Lei Seca no Brasil
Minas Gerais, São Paulo e Paraná lideram o ranking de Unidades da Federação
Alagoas figura como o quinto estado com menor número de infrações da Lei Seca, totalizando 10 mil registros desde a implantação da lei em todo o país, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes.
Segundo os dados do sistema nacional de infrações de trânsito divulgados na segunda-feira, 25, mais de 50% das infrações ocorreram nos finais de semana, com um pico notável entre 23h e 0h. Ao todo, o país registrou 1.015.570 infrações de trânsito relacionadas a esse comportamento perigoso.
Os proprietários de veículos autuados no Brasil são predominantemente do sexo masculino, com uma média de idade de 42 anos, e tendem a residir nas capitais estaduais.

Minas Gerais, São Paulo e Paraná lideram o ranking de Unidades da Federação com o maior número de infrações à lei seca, representando mais de 40% das ocorrências no país.
Mesmo com a estatística crescente, o número de infrações diminuiu de 2015 a 2017, mas atingiu um pico em 2019, antes do início da pandemia, com cerca de 130 mil autuações. Em 2022, houve 108 mil infrações, indicando a necessidade contínua de intensificar a fiscalização.
As punições para quem dirige sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas são as seguintes:
- Infração gravíssima;
- Multa de R$ 2.934,70 (dobrada para R$ 5.869,40 se reincidente em um período de 12 meses);
- Sanção administrativa de suspensão do direito de dirigir por 12 meses (após processo administrativo com direito à defesa).
Publicidade