BARRA DE SÃO MIGUEL
Prefeitura é multada em mais de R$ 80 mil por suspeita de lançar esgoto em praia
Fiscalização flagrou efluentes lançados em canal em direção ao marA Prefeitura da Barra de São Miguel, cujo gestor é Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, foi autuada pela prática criminosa de lançamento de efluentes num trecho da Praia das Conchas, um dos lugares mais visitados por turistas pela grandiosa beleza natural que apresenta. A multa foi aplicada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
A fiscalização do órgão ambiental descobriu um canal na região da praia que leva esgoto diretamente para o mar. A multa aplicada é de mais de R$ 80 mil.
Efluentes são resíduos produzidos por indústrias, atividades agrícolas ou ambientes domésticos e descartados no meio ambiente na forma de líquidos ou gases. Quando despejados na natureza de forma inadequada, eles alteram a qualidade dos corpos receptores (água e ar) causando sua degradação.
Técnicos da Gerência de Laboratório do IMA também acompanharam a fiscalização. Eles fizeram coletas de amostras da água que está sendo lançada no trecho de praia. O material passará por análise e o resultado deve ficar pronto na próxima semana.
O lançamento de efluentes na praia foi denunciado ao IMA pelas redes sociais. O órgão trabalha neste caso em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que já esteve no local e enviou ofícios à Prefeitura de Barra de São Miguel e à BRK para que prestem esclarecimentos.
Publicidade