ALERTA
Procon/AL tem recebido casos frequentes de golpes envolvendo faturas digitais da Equatorial
Faturas emitidas digitalmente no portal da distribuidora de energia elétrica tem apresentado informações incorretas
Por Assessoria
21/11/2023 - 13:21
Divulgação
Consumidores alagoanos têm procurado o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) para comunicar recorrentes erros envolvendo as faturas digitais da Equatorial. De acordo com os consumidores, informações básicas como o CNPJ da empresa se apresenta de forma incorreta, o que pode enganar os consumidores na hora do pagamento.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a renda familiar per capita dos alagoanos foi a segunda mais baixa do país, com o valor de R$935,00 apontando uma desigualdade econômica em relação a outros estados da federação.
“O Procon/AL está à inteira disposição da comunidade para sanar dúvidas e defendê-la de qualquer dano que comprometa a vida desses consumidores. Nosso papel é proteger e defendê-los de qualquer forma de fraude”, disse o diretor-presidente Daniel Sampaio.
Dicas e orientações
Ao emitir a fatura digital diretamente do site da distribuidora, verifique se as informações coincidem com as de uma fatura física que você tenha em mãos. Verifique o CNPJ da empresa, o consumo em KW e valor da fatura. Ao realizar o pagamento por qualquer meio que você costuma realizar, faça a verificação dos dados para que, posteriormente, você não venha sofrer qualquer tipo de lesão financeira.
O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.