XADREZ POLÍTICO

MDB acumula prefeitos nas maiores cidades, mas PP avança

Renan e Lira aguardam janela da infidelidade, projetando eleições ao Senado em 2026
Por Odilon Rios - Especial para o EXTRA 03/12/2023 - 08:41
A- A+
Assessoria
Luciano Barbosa deve se manter no MDB ainda que seja aliado de Arthur Lira
Luciano Barbosa deve se manter no MDB ainda que seja aliado de Arthur Lira

O MDB do senador Renan Calheiros e o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira, aguardam a abertura da janela da infidelidade eleitoral em março do próximo ano para atrair novos prefeitos já para as eleições municipais de 2024, porém com movimentos puxando as urnas de 2026 – quando ambos miram as duas vagas ao Senado abertas para renovação. Em levantamento publicado esta semana pelo Poder 360, o MDB continua como líder absoluto na quantidade de prefeitos pelo estado: 63. Em 2020 tinha 38. O PP tinha 28, está com 27. 

O MDB tem a maior parte dos prefeitos nas 10 cidades mais populosas de Alagoas, mas o PP garante espaços bem generosos. - Maceió, liderada por JHC que disputará a reeleição, deve assistir à migração dele do PL para o PP; - Arapiraca, de Luciano Barbosa e também em busca da renovação de mais um mandato, está com o MDB e, apesar dos desentendimentos com Calheiros nas eleições municipais de 2020, não deve migrar para o lirismo, mesmo sendo fortíssimo aliado do presidente da Câmara; - Rio Largo, de Gilberto Gonçalves, está nas contas do PP. GG não vai para a reeleição, mas terá o sucessor, Carlos Gonçalves, seguindo o conhecido padrão que garante, até hoje, blindagem e proteção de Arthur Lira nos tribunais e órgãos de investigação tanto em Alagoas quanto em Brasília. Renan Calheiros quer o suplente e empresário Rafael Tenório liderando a oposição. 

Tenório é filiado ao MDB; - Palmeira dos Índios está com o MDB. Administrada por Júlio Cezar, já reeleito e procurando um sucessor para se manter no calheirismo. A suplente de deputada Ângela Garrote é estimulada a enfrentar o grupo em Palmeira. E Cézar apoiará um nome da família Wanderley em Estrela de Alagoas, onde os Garrote mandam desde os sumérios. - Marechal Deodoro é do prefeito Cacau, também já reeleito e à procura do sucessor em 2024. O xadrez eleitoral nesta cidade que orna a região metropolitana de Maceió deve ter o ex-prefeito Cristiano Matheus como substituto de Cacau. E

sta semana Matheus teve encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Conversamos sobre Marechal Deodoro e do carinho e respeito que temos por esse lugar, falamos sobre a nossa pré campanha do próximo ano e reiteramos o apoio dos amigos. Tenho dito; as lutas da vida nos ensinam que, às vezes, não é quantidade de aliados que se vence uma batalha, é a qualidade”, diz um enigmático Cristiano Matheus; - União dos Palmares está com o MDB do prefeito Kil, já reeleito e também à procura do sucessor, um deles é Júnior Menezes, secretário de Infraestrutura do município.

Leia na íntegra no EXTRA nas bancas!

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato