BAIRROS AFUNDANDO
MPF sabia desde outubro do risco de colapso de mina
Novo mapa de risco mostra necessidade de realocação de moradores em partes do Farol e Bom Parto
O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas é conhecedor, desde outubro passado, do agravamento do afundamento do solo em bairros de Maceió, culminando com a situação atual de ameaça de colapso da mina nº 18 da Braskem, localizada no bairro do Mutange. A mina está na iminência de sofrer um deslocamento abrupto do solo fazendo surgir uma dolina, grande depressão ou cratera de grande porte no terreno.
Ofício [de nº 774] enviado no dia 13 de outubro ao MPF/AL pela Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) ou Defesa Civil de Maceió informa, em detalhes, o novo cenário da tragédia ambiental provocada pela gigante mineradora em atividade há mais de 40 anos na capital alagoana.
Neste cenário, são apresentadas alterações no Mapa de Linhas de Ações Prioritárias em uma nova versão [nº 05], que muitas vezes teve sua existência negada para representantes dos movimentos das vítimas da Braskem, estudiosos e para a imprensa. Sabese agora que as informações que constam no ofício nº 774 foram apresentadas em reunião no dia 21 de setembro com a participação de representantes de órgãos do poder público e o MPF.
Confira na íntegra, já nas bancas!