EDUCAÇÃO
Rio Largo: campanha busca educar sobre controle populacional de animais
Município tem lei de 2019 que prevê a redução de cães e gatos de rua através da castração
O município de Rio Largo vai desenvolver na rede pública de educação uma campanha para conscientizar estudantes sobre a importância do bem-estar de animais domésticos atendendo aos conceitos de adoção consciente, guarda responsável e destacando a importância da castração para evitar a superlotação de cães e gatos abandonados nas ruas. A campanha Escola Amiga dos Animais foi instituída por lei sancionada pelo prefeito Gilberto Gonçalves esta semana.
A campanha prevê a criação de atividades extra classe e permite que estudantes levem seus pets às escolas em dias previamente marcados e com assistência de cuidadores.
Em dezembro de 2019, o prefeito sancionou a lei n 1.862 estabelecendo o controle populacional de cães e gatos na cidade. A atividade seria de responsabilidade do serviço público em órgão com estrutura adequada e/ou por unidade móvel equipada para castração e esterilização dos animais, seguindo as exigências dos conselhos federal e estadual de Medicina Veterinária.
Na ocasião, já era previsto uma campanha para sensibilizar a população sobre a guarda responsável, reduzindo o abandono dos animais nas ruas. O município também teria de de intensificar informações sobre cuidados com a saúde animal, vacinação, alimentação etc, o que começa a ser realizado com a campanha na rede escolar.
Publicidade
Continua após a publicidade