PROTESTO

Artistas cobram cachês atrasados e pedem troca de secretário em Maceió

Grupo entregou ao prefeito JHC uma carta com 15 solicitações
Por Redação 26/02/2024 - 20:25
A- A+
Reprodução/Barbara Lustoza
Artistas protestaram em frente ao prédio da prefeitura de Maceió
Artistas protestaram em frente ao prédio da prefeitura de Maceió

Um grupo de artistas protestou nesta segunda-feira, 26, em frente ao prédio da prefeitura de Maceió, no Jaraguá, para cobrar do poder Municipal uma série de reivindicações. Os manifestantes ficaram no local do início da manhã e só saiu no fim da tarde, quando entregaram ao prefeito JHC (PL) uma carta com 15 solicitações.

Dentre os pedidos feitos pelos artistas está a substituição do secretário Municipal de Cultura (SEMCE) e do presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) por nomes compromissados com a implementação de políticas públicas culturais. Eles destacam a necessidade de corpo técnico fixo mediante concurso público e novo organograma que inclua os diversos segmentos.

O grupo também cobra o pagamento de cachês atrasados em regime de urgência, a realização de políticas culturais, a profissionalização das contratações locais e a aplicação das leis municipais referentes à cultura, dentre elas, do Sistema Municipal de Financiamento Cultural.

Os artistas pedem eleições para o Conselho Municipal de Políticas Culturais, garantindo a retomada do funcionamento do Conselho, a construção de regimento e a designação de seus representantes e assessoria técnica. Também foi reivindicado o cumprimento do calendário da Lei Paulo Gustavo (LPG), incluindo a definição das datas de pagamento.

De acordo com os participantes, o prefeito JHC afirmou que os cachês já começaram a ser pagos, assegurou que o resultado da Lei Paulo Gustavo (LPG) sairá até terça-feira, 27, e que o Conselho de Cultura será reativado. O gestor se comprometeu com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para dialogar com os 15 pontos elencados. 

Publicidade

Continua após a publicidade








Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato