meio ambiente

Alagoas está com mais de 90% das praias liberadas para banho, diz IMA

Técnicos fizeram coleta das amostras entre os dias 27 e 28 de fevereiro
Por Agência Brasil 02/03/2024 - 08:21

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Praia de Garça Torta, em Maceió
Praia de Garça Torta, em Maceió

O boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 01, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), mostra que a maioria das praias alagoanas está liberada para os banhistas neste fim de semana.

Segundo o documento, os técnicos fizeram a coleta das amostras entre os dias 27 e 28 do mês passado em 66 áreas, compreendidas entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi. Destes, 61 estão balneáveis e cinco estão impróprios. Isto representa um percentual de 92% de áreas próprias para banho.

No litoral sul, a recomedação é evitar apenas o trecho que fica a aproximadamente 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel. Os demais pontos avaliados foram considerados próprios para banho. Com isso, a região sul tem 95,7% dos pontos liberados para banho.

Na capital alagoana, Maceió, não é diferente. O resultado das amostras coletadas entre as praia de Ipioca e Pontal da Barra aponta que dos 20 trechos analisados, apenas dois estão inadequados para banho. Maceió tem 90% das praias liberadas para os banhistas.

Contudo, o IMA alerta para que o banhista tenha cuidado ao entrar no mar entre as praias do Sobral e Avenida. Apesar de terem sido consideradas limpas, as áreas devem ser evitadas por estarem diretamente sob influência de floração de algas.

Já no litoral norte, foram avaliados 23 pontos. Destes, apenas dois, situados na cidade de Maragogi, devem ser evitados pelos banhistas.

Confira os pontos próprios e impróprios nas praias e rios de Alagoas


Encontrou algum erro? Entre em contato